A Lapinha da Serra possui tantas opções de passeios que é possível passar suas férias sem repetir passeios por aqui. São passeios para todos os gostos e aqui vamos te mostrar um pouco deles. Hospedando conosco passaremos todas as informações necessárias para sua saída da pousada até cada um deles.
Indicamos a contratação de guias para todos os passeios, uma vez que assim, trabalhamos a valorização do guia local e o seu passeio contará também com histórias locais, segurança de estarem no caminho correto, e apoio caso aconteça algo.
POÇO BOQUEIRINHO
O poço do boqueirinho está há 5 minutos de caminhada do centro da vila, bem no pé da Serra do Espinhaço. É a opção mais perto e ideal para famílias que estão com crianças pois o poço é raso.
O boqueirinho é encontrado de duas maneiras durante o ano: uma é a da foto acima, onde, no período de seca a água fica cristalina e dá para ver todo o seu fundo; e a outra é na época de cheia, quando a água fica com a famosa cor de coca cola, que é a característica principal das águas da nossa região.
Descendo do centro da vila a rua termina em uma ponte de concreto, onde após atravessá-la há um gramado, a lagoa, e o pé da Serra. Existem duas portarias. Para ir ao boqueirinho basta se direcionar a portaria da esquerda e pagar uma taxa de visitação que vale para o dia todo. Como é pertinho, pode ser uma opção passar a manhã e retornar para lá de tarde. A taxa é paga na hora, e dá acesso a cachoeira do boqueirão também.
CACHOEIRA DO BOQUEIRÃO
Para chegar na cachoeira do boqueirão, basta seguir a continuação da trilha do boqueirinho por mais 5 minutos de caminhada. É uma trilha leve que qualquer pessoa consegue fazer. Exige atenção onde pisar, pois é cascalhada, mas é fácil chegar no destino.
O poço do boqueirão é grande e profundo em todos os pontos, exceto bem na beirinha, onde é possível sentar ou colocar o pé dentro da água nas pedras. É necessário saber nadar para entrar nele. A queda da sua cachoeira fica no canto direito, porém escondida atrás das pedras. É possível vê-la em períodos de cheia.
A visitação é paga em taxa única juntamente com a do poço boqueirinho. Nos finais de semana, há salva vidas disponível durante todo o dia.
CACHOEIRA DAS PEDRAS
A cachoeira das pedras está há cerca de 20 minutos de caminhada do centro da vila. A trilha é toda cascalhada e exige mais esforço, uma vez que a cachoeira se encontra já em um ponto mais alto da Serra. Mas é considerada nível fácil. Tudo depende do nível de preparação de quem está indo.
Para acessar, é necessário após a ponte de concreto, se deslocar para a portaria da direita. Após a portaria a trilha se desloca a esquerda através de uma subida. Há sinalização. Após chegar ao topo dessa subida há um mirante com vista para toda a vila da Lapinha e para as lagoas. Chegar até o mirante já é satisfatório. Mas o melhor é que depois da subida, vem a descida! E desceu, chegou na cachoeira das pedras! É um poço pequeno, fundo no meio e raso nas beirinhas. Delicioso para passar o dia, ou também, usar aomente para refrescar antes de dar continuidade para outros atrativos.
A portaria da direita tem valores diferenciados de visitação para o acesso em cada parte da Serra. A taxa da cachoeira das pedras dá acesso também a cachoeira do rapel e cachoeira do paraíso.
CACHOEIRA DO RAPEL
A cachoeira do rapel está a cerca de 1km de distância do centro da vila, o que dá aproximadamente 30 minutos de caminhada. Esse tempo pode variar de acordo com a preparação física, se está em grupo ou se não, se tem criança ou se não. Além disso, há muita paisagem e pontos que valem a pena parar no caminho até ela.
Eventualmente ocorrem atividades de rapel por lá, se tornando uma opção de esporte de aventura a ser feita na Lapinha. Vale frisar que somente a empresa que realiza, é autorizada. Sua queda possui aproximadamente 25 metros de altura e, nos períodos de cheia, pode ser vista do centro da vila, formando uma linda paisagem. Nos períodos de seca não há queda, mas aproveitar o poço e o sossego por lá é uma ótima opção. É lindo de qualquer jeito!
Para chegar na cachoeira do rapel, basta seguir a continuação da trilha da cachoeira das pedras por cerca de mais 10 minutos de caminhada. Há sinalização. Nos finais de semana há salva vidas disponível durante todo o dia.
CACHOEIRA DO PARAÍSO
A cachoeira do paraíso é um atrativo apenas para os olhos. Nela e em todas as águas que ficam acima da queda da cachoeira da rapel são proibidas as atividades de banho, pois logo no alto da rapel se encontra a captação de abastecimento de água de toda a comunidade. Sendo assim, o banho prejudicaria a qualidade da águas para moradores e visitantes.
O acesso está na portaria da direita e o valor é em conjunto com a cachoeira das pedras e do rapel. Porém, para ir até a cachoeira do paraíso, após a portaria quando a trilha se desloca a esquerda para dar acesso as demais, a trilha do paraíso é a mesma do pico da Lapinha. Ao iniciar a subida você irá encontrar sinalização mostrando a bifurcação de trilhas entre pico e cachoeiras. Basta seguir a do pico. Do centro da vila a caminhada tem uma média de 50 minutos de duração.
Há um plator imenso logo acima da cachoeira do rapel, já na altura que se encontra a cachoeira do paraíso. A chegada dela possui trilha e um pequeno descampado com areia branca. É um passeio que vale muito a pena, pois a paisagem é cênica.
PICO DA LAPINHA
O Pico da Lapinha é o terceiro maior pico de Minas Gerais e se encontra a 1686 metros de altura, formando um dos principais cartões postais da Lapinha da Serra. Seu acesso se dá através da portaria da direita e há um valor separado dos demais atrativos.
A preparação exigida para realizar esse passeio é maior que na parte baixa da Serra. São cerca de 5km de trilha, mas falamos de uma caminhada de subida, então o tempo pode variar entre 1hr e 50 minutos, até mesmo 3hrs. A média dos visitantes é realizar a subida em 2hrs e meia.
A trilha é sinalizada. As paisagens são explendidas e a sensação de chegar no pico é indescritível! É um dos passeios imperdíveis da Lapinha!
CACHOEIRA DO LAJEADO
A cahoeira do Lajeado tem aproximadamente 40 metros de queda, um poço imenso, e está a 6km de caminhada do centro da vila e cerca de 1h e meia a 2hrs a pé. É uma trilha fácil por ser basicamente reta. Apenas nos últimos 800 metros tem subida e descida entre pedras.
Do centro da vila, ao descer a rua de acesso aos atrativos e atravessar a ponte de concreto, basta seguir em direção a portaria da cachoeira do rapel. Em frente a portaria tem uma porteira com uma placa que indica o início da travessia para Tabuleiro. Essa porteira fica aberta e é a primeira de 7. Basta iniciar, não há cobrança para ir ao Lajeado.
A dica de ouro dessa trilha é pegar todas as bifurcações a direita. Não há sinalização, mas a trilha sempre margeia a montanha de um lado, e o rio de outro. Há uma bifurcação onde na esquerda entra para a trilha que leva para a travessia de Tabuleiro, porém essa dá início a subida em montanha. Se subiu montanha, volte e pegue a direita. A trilha leve e toda de cascalho, areia e grama.
Há possibilidade de ir ao lageado a cavalo ou de bicicleta por essa trilha. E há também, no período de cheia, a possibilidade de ir pela lagoa e pelo rio. Nesse caso, rema-se 5km e caminha 1km. É uma das cachoeiras consideradas mais bonitas da Lapinha. Sua queda escorre na pedra como um véu de noiva. As paisagens no caminho fazem valer a pena cada esforço.
CACHOEIRA BICAME
A Cachoeira Bicame está a 16km do centro da vila da Lapinha, sua queda tem aproximadamente 40 metros e a quantidade de visitantes é limitada a 30 pessoas por dia. O tempo de trilha depende de alguns fatores. Ao sair de carro do centro da vila em direção a Santana do Riacho, em 3km há uma bifurcação onde ou você faz uma curva fechada a esquerda para ir embora da Lapinha, ou segue reto, que é a direção correta de acesso à bicame. Passando dessa bifurcação, o seu veículo que vai dizer até onde você consegue chegar.
Os pontos que os visitantes costumam parar os veículos restam entre 8km e 10km de caminhada. A partir do ponto de parada a caminhada inicia na beira da estrada, até chegar no ponto de apoio onde irão recolher assinatura, entregar pulseira e oferecer orientações. A partir do ponto de apoio a caminhada tem 5km e é semelhante a trilha do lajeado, bem plana e apenas no final há uma descida grande e íngreme, que se torna desafio maior na volta para subir. Há a possibilidade de contratação de transporte para chegar até o ponto de apoio, mas é importante olhar com antecedência, pois apenas uma pessoa realiza esse serviço na vila.
A entrada para visitação na bicame é cobrada e o voucher deve ser adquirido ainda na vila, antes de sair para o passeio. Aqui na pousada passamos todas as orientações e contatos necessários. O ideal é programar sua ida para a Bicame antes da data da viagem, uma vez que apenas 30 pessoas podem visitar por dia e, devido a sua beleza, a procura é grande. O passeio ocupa um dia inteiro.
POÇO DO SOBERBO
O Soberbo já foi o maior poço da América Latina, antes de ser explorado para a busca de diamantes na década de 50. Seu contexto histórico é muito importante para o princípio da vila da Lapinha da Serra. O poço se encontra há 16km da Lapinha assim como a cahoeira da bicame, está na mesma direção, mas em um ponto há uma bifurcação onde para ir ao soberbo deve-se pegar a esquerda. Há sinalização. A diferença é que, dependendo do veículo você consegue chegar até bem próximo do poço, cerca de 1km e meio.
Antes de sair para o passeio, deve-se passar no receptivo no centro da vila para pegar autorização, informações e pagar taxas que podem ser apenas um valor por pessoa caso o veículo não consiga chegar até o ponto de apoio, ou o valor por pessoa mais o valor de permanência do veículo por lá. No receptivo você encontra opção de contratação de transporte também. O passeio ocupa um dia inteiro.