SOBRE A LAPINHA

 

A Lapinha da Serra é um vilarejo que chama atenção dos viajantes que gostam de apreciar a natureza, cachoeiras, rios e fazer esportes de aventura. A vila se encontra dentro do perímetro da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, e está localizado no município de Santana do Riacho (MG), em meio à Serra do Espinhaço, onde sua principal característica tem ênfase na exuberância natural. 

O vilarejo possui em seu cartão postal a represa conhecida como Lagoa da Lapinha, e uma paisagem marcada pela Serra, que possui uma beleza diferenciada devido à sua altitude e formato. O pico da Lapinha (ponto mais alto da Serra) possui 1686 metros de altitude e esse é um dos diversos atrativos que a Lapinha da Serra possui. Há trilhas as quais os visitantes e moradores conseguem acessar seu topo e desfrutar a paisagem cênica. Era através de trilhas como essas que, antigamente, os tropeiros realizavam transporte de produtos de troca para subsistência. 

A Lapinha se encontra a 135km da capital Belo Horizonte. O acesso saindo da capital se dá através da MG-010 em direção a Serra do Cipó. Ao entrar na Serra, na primeira rotatória deve-se sair da MG-010 por mais 31km seguindo a placa que indica a direção para Santana do Riacho. Após Santana do Riacho restam apenas 12 km em estrada de chão. É possível chegar de ônibus até Santana do Riacho e de lá, pegar táxi individual ou compartilhado para finalizar a viagem. 

O turismo na Lapinha cresce a cada ano e junto a isso a estrutura da vila também. Atualmente, em um raio de 400 metros é possível encontrar cerca de 18 estabelecimentos de opções gastronômicas, artesanato, farmácia, empório e mercearias. A vila é toda bem pequena, então o acesso a tudo pode ser realizado a pé.    

REGRAS DA LAPINHA

 "Preservar pra continuar"

A Lapinha apresenta um contexto recente de aumento do volume turístico, então devido a aspectos culturais, estruturais e claro, devido ao fato de pertencer a uma região de proteção ambiental, algumas regras são estabelecidas e espalhadas para que você turista tenha conhecimento e faça sua viagem ciente para respeitá-las.

  • Não é permitido andar pelas ruas com trajes de banho (biquinis ou sungas);
  • Só é permitido acampar em áreas de camping oficiais;
  • Não é permitido fazer churrasco nas cachoeiras ou represas ou gramados;
  • Não é permitido jogar lixo nas matas ou rios;
  • Não é permitido som alto nas ruas, afinal a Lapinha é lugar de descanso;
  • Preserve as trilhas, a fauna e a flora. Não leve nossas espécies, muitas são endêmicas.
  • Motoristas: Velocidade máxima 20km. Nossas crianças brincam soltas.
  • Proibido carro em volta da lagoa ou próximo a cachoeira;
  • A comunidade da Lapinha agradece sua compreensão e seu apoio.